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Depois de garantir o tráfego nos seus canais digitais, ou seja, garantir que mais pessoas circulem por suas páginas, chegou a hora de partir para o segundo pilar: o engajamento.  Significa envolvê-los de maneira natural com seu produto ou serviço fazendo com que percebam o valor da sua oferta. A isso, chamamos de nível de consciência do usuário. Quanto menor o nível de consciência, menor engajamento.  Então, o que o profissional de marketing deve fazer é aumentar essa consciência até que o possível cliente perceba quanto precisa daquele produto e tome a decisão de compra.

Usuário engajado é aquele que curte e comenta as publicações do seu canal, indica o seu perfil ou o produto para os amigos, baixa os produtos que você oferece gratuitamente e o próximo passo nesse relacionamento é adquirir o que você vende. Portanto, não adianta achar que conseguir muitos usuários na sua rede social ou pessoas que acessam o seu site é garantia de vendas. Se não houver engajamento,  aquele esforço anterior para aumentar o tráfego vai por água abaixo.

O engajamento vem após a geração de tráfego, porque aqui estamos desenhando uma trajetória para as pessoas que entram em contato com você. Uma etapa leva a outra. Não adianta ir do tráfico à conversão, porque essa relação direta de compra e venda de um produto já deixou de existir há tempos.  Se você ainda acha que ter a melhor ou maior do shopping basta para ter boas vendas, saiba que esse é um pensamento atrasado. O  consumidor está muito mais atento em relação ao que uma loja ou marca representa ou pode oferecer a ele. Quanto antes conseguirem obter o engajamento do  usuário, mais rápida essa jornada será concretizada.

Aproveitando a comparação com uma loja física, o engajamento é aquilo que chama atenção do cliente que está trafegando no corredor ou na rua em que a loja se encontra. O que atrai esse cliente? Uma vitrine bonita impactante, um layout de loja agradável, um bom aroma que vem de dentro, o atendimento cordial dos vendedores. Já no meio digital, o engajamento no seu site ou nas redes sociais pode acontecer de diversas maneiras. vamos começar pelas mais simples:

USABILIDADE: o usuário deve conseguir navegar facilmente em seus ambientes.

TEMPO DE CARREGAMENTO: a sua página deve carregar rápido. Se ela demorar mais do que três segundos para carregar, o seu engajamento cai drasticamente.

UX (USER EXPERIENCE): é a preocupação da empresa com a experiência do usuário nos seus ambientes digitais. O design que mais agrada e é funcional para os clientes, a interação prática com as páginas do site que o leve rapidamente para onde ele quer ir, uma maneira eficiente de acionar o SAC, um link em destaque para ir direto para as promoções. Tudo isso ajuda a aumentar a percepção de valor da empresa.

DEPOIMENTO: um dos gatilhos mentais ou vieses cognitivos mais aplicados para gerar engajamento é a prova social. Você pode fazer isso publicando em suas páginas depoimentos, em forma de texto e/ou vídeo, de consumidores que já compraram.

VSL (VÍDEO SALES LETTER): trata-se de um vídeo que mostra ao consumidor as informações de determinado produto. O ideal é que, além das informações, também sejam inseridos depoimentos para aumentar a percepção de valor do usuário. 

CONTEÚDO: textos relevantes, com assuntos atuais ou algo que ajude o usuário é uma das melhores formas de engajamento. Vamos falar mais sobre isso à frente.

Referência: Lippert, Denner. Cientista do marketing digital: como vender para mais pessoas mais vezes e pelo maior valor. 1 ed. São Paulo: Editora Gente, 2021 192 p.