fbpx
Brainstorming-Alexandre-Witmann

Muitas vezes nos deparamos com problemas para solucionar e são necessárias ideias que nos ajudem a guiar nosso pensamento.

Brainstorming

O brainstorming de ideias é um método de fomento da criatividade em equipe que reconhece a importância da inovação e o pensamento flexível para gerar alternativas e opções variadas que contribuam para tomar decisões inteligentes eficazes e válidas.

O brainstorming é a mais antiga e mais empregada técnica de desenvolvimento, produção e geração de ideias criativas. 

O cerne dessa ferramenta consiste em liberar os participantes de um grupo para que, de forma desinibida, produzam muitas ideias e reflexões sobre determinado tema. 

Essa técnica, da mesma forma que insistiremos em outras, consta de um conjunto de etapas, as quais não devem ser violadas nem vulneradas:

  • Preparatória: fase principalmente de reflexão, coleta de dados e qualquer tipo de informação que contribua;
  • Geração: o objetivo é criar ideia, quase todas as técnicas coincidem aqui em que a geração deve ser a mais livre possível, que nesta fase vale tudo. Devem-se evitar qualquer tipo de ataque ou agressões que bloqueiam a participação dos integrantes da equipe;
  • Avaliação: devem-se comparar os objetivos definidos com as ideias propostas e ver se foi encontrada alguma solução satisfatória;
  • Implantação da ideia aceita: deve-se definir uma estratégia adequada.

Sustenta-se fundamentalmente no comportamento dos integrantes da equipe na sessão de trabalho, que deve seguir uma série de regras de rigoroso cumprimento. Entre outras, encontra-se as seguintes:

  • O importante é a quantidade e não a qualidade, trata-se de conseguir um grande número de ideia, algumas das quais se espera que seja a “ideia-chave” que solucionará o problema. Para alcançar esta ideia convoca-se uma reunião, faz-se assim latente o axioma que diz que “a quantidade conduz a qualidade”. É muito melhor selecionar a melhor ideia de uma longa lista, que se restringir apenas a algumas;
  • Todas as ideias devem ser tomadas e armazenadas, para ser consideradas posteriormente. Devem-se gravar todas, sem deixar nenhuma, todas têm o mesmo peso, inicialmente todas são avaliadas da mesma forma;
  • Não se avaliam as ideia, nem positiva nem negativamente, já que a avaliação de ideias pode cortar o seu livre fluxo, reprimindo os participantes na reunião. Tampouco as ideias positivas devem ser “aplaudidas”, já que alguns não expressariam as suas acreditando que não lhes podem ser de competência. Tampouco se deve realizar algum tipo de ordenamento nem ranking de ideias;
  • Todas as ideias são “órfãs”, não têm dono; ao dar uma ideia, o autor renuncia a sua propriedade, pois assim sua própria personalidade não influencia em uma avaliação posterior;
  • Anima todos a participarem, deve-se fazer com que os participantes estejam conscientes de que têm uma oportunidade para participar, para que suas ideias e contribuições sejam consideradas;
  • Anima os participantes a aproveitar as ideias expressas, para melhorá-las, combiná-las ou tomá-las como base para criar novas ideias.

Para ajudar neste processo, deve-se gerar um clima adequado, de bom humor, informalidade, descontração, como se fosse uma reunião de amigos. 

Alexandre-Witmann-marketing-Caçador-foto-circulo

Muito prazer meu nome é Alexandre Witmann sou formado, pós-graduado em marketing e mestrando na área de direção estratégica de marketing.

Comecei minha carreira como designer em 2007, são 14 anos de experiência como autodidata e pesquisador de metodologias como design thinking, business canvas entre outras que utilizam design para solucionar problemas no dia a dia.

Em 2011 iniciei minha jornada como gestor onde coordenei equipes de criação e desenvolvimento, atualmente trabalho na coordenação de marketing e professor de gestão e criatividade.