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O que é marketing

Apesar de muitas definições que sejam dadas, seu conceito concentra-se, principalmente, na satisfação das necessidades pessoais, e sociais, de forma rentável. A habilidade de converter a satisfação de uma necessidade individual ou social em uma oportunidade de negócio é o que leva ao êxito do uso do senso comum da palavra marketing.

A American marketing association (associação americana de marketing) define marketing como o processo de planejar e executar o conceito, o preço, a comunicação e a distribuição de ideais, bens e serviços, visando criar intercâmbios que satisfaçam os objetivos de pessoas, da sociedade e das organizações. 

Segundo Philip Kotler (2009), a direção de marketing é a arte e ciência de selecionar o mercado-alvo e de conseguir conquistar, manter e ampliar o número de clientes por intermédio da geração, da comunicação e da entrega de um maior valor ao cliente. Engloba a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas concebidos para criar, fortalecer e manter intercâmbios proveitosos junto aos compradores-alvo, alcançando assim os objetivos da organização. 

O conceito de marketing centra-se, principalmente, na satisfação de necessidades pessoais e sociais, de maneira rentável.

A definição de marketing se dá sob dois enfoques: social e empresarial.

Social O marketing é um processo social pelo qual indivíduos ou grupos de indivíduos conseguem aquilo de que necessitam e que desejam mediante a criação, a oferta e o livre intercâmbio de bens e serviço de valor para outros grupos ou indivíduos. 
Empresarial O propósito do marketing é conhecer e entender tão bem o consumidor de modo a fazer com que produtos ou serviços se ajustem perfeitamente a suas necessidades e se vendam sozinhos. 

 

Atualmente, a disciplina do marketing como tal é aplicada no intercâmbio de bens, serviços, acontecimentos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias. 

Os profissionais de marketing encarregam-se da gestão de demanda (nem sempre de seu agrado), assim como os profissionais da produção e logística se responsabilizam pela oferta.

O marketing combina a ciência e arte dos negócios com muitas disciplinas mais: economia, psicologia, antropologia, estudos culturais, geografia, história, jurisprudência, estatística e demografia. Isto estimula seu estudo e permite absorver e compreender o fenômeno do intercâmbio baseado no mercado. 

Natureza e alcance do marketing

O objeto de estudo do marketing se centra na satisfação das necessidades ou das relações de intercâmbio de valores com seus clientes, ressaltando que se uma organização quer incrementar seu valor, deve identificar as necessidades de seus clientes e gerir essas relações de maneira a criar e divulgar propostas de valor que satisfaçam todas as partes.

Explicações fundamentais Questões a pesquisar
O comportamento dos compradores é dirigido a consumar intercâmbios. Por quê, o quê, onde, quando e como os clientes compram.
O comportamento dos vendedores é dirigido a consumar intercâmbios.  Por que os vendedores vendem, que políticas de preços aplicam? Que comunicação e distribuição realizam? Onde, quando e como?
O modelo institucional dirigido a consumar e/ou facilitar intercâmbios  Por que as instituições se ocupam em desenvolver intercâmbios? Em que tipo de funções ou atividades? Onde, quando e como as desenvolvem?
As consequências sociais do comportamento dos compradores, dos vendedores e do modelo institucional, dirigido a consumar e/ou facilitar intercâmbios Por que o comportamento de compradores, vendedores e instituições têm consequências para a sociedade? Onde, quando e como?

No intercâmbio de valores, o consumidor, além de levar em conta os elementos físicos que recebe, considera o benefício proporcionado pelo intercâmbio. O marketing se foca em compreender os valores objetos de intercâmbio, assim como a verificar a utilidade e a satisfação que proporciona às partes implicadas. 

A gestão da carteira de clientes representa um ativo estratégico fundamental para as empresas, com o fim de conseguir os objetivos, obtendo-se uma vantagem competitiva no tempo. Esta visão de futuro aponta para:

  • Maximizar o valor do tempo de ligação com os clientes, baseando sua gestão no conceito de cliente como um ativo.
  • Compreender e conhecer o valor do cliente, com o objetivo de manter relações duradouras.

Ao avaliar os clientes como ativos financeiros, as empresas devem medir gerenciar e maximizar o valor, assim sendo tratados os outros estratégicos da organização O valor no longo prazo é determinado pelo valor de sua carteira de clientes atuais e potenciais (Customer equity) 

 

 

Importância do estudo do marketing

Há várias razões fundamentais pelas quais se estudar o marketing: desempenha um importante papel na sociedade, no ramo de negócios, oferece boas oportunidades de crescimento na carreira profissional e afeta a vida diária das pessoas. 

 

Por que estudar marketing - alexandre witmann

 

Desempenho do marketing na sociedade

Qualquer que seja a população de um país tem, dia a dia, inúmeras transações necessárias à cobertura de nossas necessidades de alimentação, vestuário e abrigo. O marketing torna possível que os alimentos estejam disponíveis quando necessário, na quantidade desejada, em lugares e em pacotes e formas convenientes e sanitárias. 

Importância do marketing para os negócios

O objetivo fundamental da maior parte dos negócios é a sobrevivência com a obtenção de lucratividade  e crescimento. O marketing contribui diretamente para o alcance desses objetivos, visto que inclui: 

  • Avaliação das necessidades e satisfação dos clientes atuais e potenciais. 
  • A concepção e manejo da oferta de produtos.
  • A determinação de preços e a política de preços.
  • O desenvolvimento da capacidade de gerenciar a oferta existe e os produtos.
  • O desenvolvimento de estratégias de distribuição e de comunicação com os clientes atuais e potenciais. 

 Independente da especialização ou da área de responsabilidade, todas as pessoas com negócios devem se familiarizar com a terminologia e com os fundamentos da contabilidade, da área de finanças, da administração e do marketing para poderem se comunicar com especialistas de outras áreas. O marketing é parte do trabalho de todas as pessoas da empresa. É uma orientação a toda a empresa.

Oportunidade de carreira profissional oferecidas pelo marketing

A crescente exigência do mercado mundial leva o marketing a oferecer grandes oportunidades de crescimento na carreira, em áreas com as das vendas profissionais, da pesquisa de mercados, da publicidade das compras de varejo, do manejo da distribuição, do manejo de produtos, do desenvolvimento desses produtos e das vendas no atacado. 

As oportunidades de carreira na área de marketing também existem em diversas organizações que não se devotam aos ramos de negócios como, hospitais, museus, universidades, forças armadas e diversas agências governamentais e de serviços sociais. 

O marketing na vida diária.

Todas as pessoas participam no processo de marketing como consumidores de bens e serviços. Assim o marketing desempenha um papel essencial na vida cotidiana, uma importante porcentagem de preço pago por um produto corresponde a custos com marketing como pesquisa, desenvolvimento, embalagens, transporte, armazenagem, publicidades e gastos com o esforço de venda. Ao ter mais noções de marketing, as pessoas se convertem em consumidores melhor informados e formados, compreendem melhor o processo de compra, aproveitando melhor a negociação com os vendedores. Os consumidores bem informados, com relação ao marketing, se mostram mais preparados a exigirem satisfação quando bens e serviços adquiridos não cumpram a satisfação prometida pelo fabricante ou pelo vendedor. 

O marketing desempenha um importante papel na sociedade, por favorecer aos negócios e por oferecer destacáveis oportunidades de crescimento na carreira profissional, afetando, ainda, a vida diária das pessoas. 

 

Alexandre-Witmann-marketing-Caçador-foto-circulo

Muito prazer meu nome é Alexandre Witmann sou formado em marketing, pós-graduado em comunicação empresarial e marketing e mestrando na área de direção estratégica de marketing onde defendo minha dissertação em: estratégia no desenvolvimento de marcas: branding aplicado ao marketing e análise de dados

Comecei minha carreira como designer em 2007, são 14 anos de experiência como pesquisador de metodologias como design thinking, business canvas entre outras que utilizam design para solucionar problemas no dia a dia.

Em 2011 iniciei minha jornada como gestor onde coordenei equipes de criação e desenvolvimento, atualmente trabalho na coordenação de marketing, professor de gestão, criatividade e assessor para médias e grandes empresas