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Muito mais que apenas arte a publicidade tem o objetivo de vender, atrair a atenção do público alvo e gerar interesse de forma a levar o consumidor a comprar. Para enfatizar ainda mais esse conceito podemos frisar que a propósito da publicidade é gerar vendas.

A publicidade deve ser tratada não como apoio às vendas mas sim como um vendedor que justifica a si mesmo. A amplitude que a publicidade bem aplicada realiza vai além do que qualquer vendedor pode realizar, ela pode atingir milhares de pessoas. É possível pagar mais que R$ 100,00 em uma palavra-chave no Google desde que a mesma tenha o resultado esperado, calculando seus custos e resultados, não tem como errar agindo dessa forma. Mas como medir os custos e resultados obtidos através da publicidade?

Com ferramentas como analytics por exemplo é possível analisar toda a fonte de tráfego que entra em seu site, de onde vieram, quanto tempo permaneceram em seu site, para percurso percorreram e qual ação realizaram. Mas não cabe apenas anúncios no Google, é possível realizar campanhas pagas em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn ou YouTube de forma a gerar tráfego pago para o seu site, esse sim deve ser a sua casa onde irá realizar as conversões de vendas.

O formato certo do anúncio se tornou uma ciência, planejar é o chave para um bom resultado, não podemos pensar no público como sendo todos iguais, afinal não estamos vendendo para todo mundo, apenas para quem realmente precisa do nosso produto, escrever um bom anúncio exige até mesmo pesquisa de campo, sim isso mesmo, você precisa vender pessoalmente seu produto ou serviços primeiro, para só depois escrever seu anúncio de forma persuasiva e elaborar uma boa arte.

Fazendo isso você descobre o que o seu cliente ideal quer ou não quer, isso te economiza algumas milhares de reais em publicidade. O bom publicitário estuda o seu consumidor e se coloca na posição de cliente.

E-MAIL MARKETING

Talvez a arma mais poderosa da atualizada e utilizada por praticamente 100% das empresas no mercado é o e-mail, uma campanha bem elaborada de e-mail marketing pode trazer bons resultados, principalmente quando temos uma boa base de e-mail capturados através de formulários no site. É na publicidade de e-mail marketing que se aprende o que realmente precisa ser feito, com números a vista sabemos qual título performou melhor, o que pode ser melhorado e aquilo que realmente deu certo ou que deve ser eliminado nas próximas campanhas.

Vamos imaginar um calculo em relação a uma ferramenta de e-mail marketing e qual resultado ela pode trazer ROI (Return on investiment) retorno sobre o investimento.

Mensalidade de ferramenta de e-mail marketing R$ 500,00 com 75.000 disparos sendo que o custo por disparo é 500/75.000 = R$ 0.006 ou seja menos de R$ 0,01 centavo, mas ai entra uma grande questão, estou fechando alguma venda com essa ferramenta?

Nesse momento conhecimento em ferramentas de analytics se torna fundamental, tornando assim analisar e mensurar toda a jornadas do consumidor.

Nosso ticket médio nesse cenário do produto que vendemos é R$ 180,00 para pagar a ferramenta seria preciso três vendas que resultam em R$ 540,00. Quanto o meu anúncio precisa ser realmente efetivo para que o eu consiga fazer a ferramenta se pagar a ainda trazer resultado para minha empresa? Afinal de contas apenas pagar a ferramenta não seria o que buscamos pois temos além dela custos operacionais entre outros como luz, água, funcionários e demais despesas variáveis.

Supondo que nossa base conta com 7 mil clientes cadastrados e uma taxa de abertura de 28% eu consigo entregar em cada campanha aproximadamente 1.960 e-mails marketing, até aqui parece um bom resultado desses 1.960 usuários conseguimos levar até o nosso site 340 algo em torno de 17% desses efetuamos 33 vendas por volta de 9% de conversão o que gerou uma receita de média de R$ 5.940,00 gerando nesse momento um retorno de R$ 5.440,00 sobre uma campanha de e-mail marketing.

Para uma campanha seria um resultado razoável, conseguimos melhorar a performance nesse caso?

Sim, segmentando a base de e-mail, com a utilização de um CRM é possível saber qual cliente utilizar determinada marca de roupa ou qual o seu número de sapato, calça, ou até mesmo cor preferida com base nas compras realizadas anteriormente. Dessa forma podemos ter uma campanha de e-mail marketing com segmento de calçados da marca nike para cliente que compraram há um ano na loja, ou uma campanha de sandálias femininas tamanho 36 para clientes que compraram há 6 meses atrás.

Esses são apenas alguns exemplos das possibilidades dentro de uma ferramenta de e-mail marketing para realizar campanhas.

O propósito do título de um anúncio é selecionar as pessoas que podem se interessar no que você tem a oferecer conforme comenta (HOPKINS, 2019, p. 25), um título de e-mail bem elaborado faz toda diferença na hora da abertura.

É muito importante pensar em um título tanto criativo quanto que gere curiosidade para abrir um e-mail, imagine um título de e-mail “Compre tênis Nike” agora imagine esse “Ei, psiu!!! Posso te contar um segredo sobre esse tênis da Nike?” E aí, qual você acha que terá maior taxa de abertura?

PSICOLOGIA NA PUBLICIDADE  

Todo publicitário competente deve entender de psicologia, quanto mais souber do assunto melhor.

É preciso entender que determinados fatores geram certas reações e que geram resultados. A natureza humana é perene, muitos aspectos nos dias de hoje são como na 5.000 anos atrás alguns princípios da psicologia são imutáveis e duradouros.

A curiosidade é um dos maiores incentivos nos homens, use a curiosidade sempre que possível.

O barato não exerce nenhum forte apelo, muitas pessoas gostam de oferta, mas não de produtos baratos, entenda bem essa diferença. Os consumidores querem sentir que podem comprar comer e vestir o que há de melhor. A maioria dos consumidores julgam os produtos por seu preço.

Tornar uma oferta limitada também é muito eficaz, uma vez que o gatilho da escassez foi ativado, nesse momento o consumidor vai ficar preocupado em perder essa oferta por tempo ou quantidade limitada.

STORYTELLING CONTANDO HISTÓRIAS QUE ENCANTAM.

Uma boa história pode encantar a todos, se bem contada pode gerar um bom retorno sobre o investimento, com a possibilidade das redes sociais hoje contar histórias se tornou uma grande ferramenta para vendas on-line, mas lembre algo muito importante, não conte histórias que não possa realmente cumprir.

Ao contar uma história você prende a atenção dos espectadores e pode conseguir obter dela o que precisa. Apresente seu melhores argumentos, mostre todos os benefícios, se não mostrar todos os benefícios pode perder uma parcela da audiência que poderia ter sido convencida.

Em cada anúncio criado, sempre considere oferecer um bom conteúdo para aqueles que já são seus cliente e buscando informar possíveis novos clientes potenciais. Mas lembre seu cliente atual já está convencido que seu produto ou serviço é bom, agora você precisa convencer aqueles que ainda não compram com você.

IMAGENS QUE VALEM MAIS QUE MIL PALAVRAS.

As imagens não devem ser usadas porque são interessantes ou para deixar a arte mais bonita, elas tem o objetivo de realizar a venda, gerar interesse, agradar ou entreter. Quando estiver criando não faça isso para agradar às massa. Você está criando para realizar uma venda.

Use imagens que possam trazer o público desejado para trazer lucro. No momento atual conseguimos usar imagens com precisão científica. As imagens são um fator importante e em alguns casos decisivo na hora da compra. Nos mercados de roupas por exemplo:

As imagens não servem apenas para destacar detalhes das roupas, mas também para representar homens invejados por outros, em um ambiente que muitos cobiçam estar. As imagens sutilmente sugerem que as peças de roupa podem ajudar os homens a chegar na posição social que desejam.

(HOPKINS, 2019, p. 49).

Podemos notar também que as imagens exercem um forte impacto psicológico nos consumidores, que em muitos momentos são aprisionados por alguns instantes analisando essa imagem. Muitas imagens podem contar uma história melhor que qualquer texto. De fato, uma boa arte traz sempre um retorno muito positivo tanto para a marca quanto para a venda. 

Considerações Finais

Ao longo desse artigo desbravamos algumas ferramentas e também a importância de aplicar de forma científica a publicidade, percorremos como descobrir se uma campanha de e-mail marketing está sendo rentável, também falamos mesmo que brevemente um pouco dos fatores psicológicos aplicados na publicidade, abordamos também um pouco do assunto Storytelling e a importância de contar uma história e como isso pode gerar engajamento e vendas e finalizamos com o que existe de mais belo em uma arte, as imagens que desempenham um forte fator decisivo na hora da compra.

REFERÊNCIA

HOPKINS, C. Claude. A Ciência da Publicidade. Beagle Marketing. Kindle Edition. Editoração eletrônica: tlmason, 2019