Imagine que você vai abrir uma loja física e já sabe qual produto vai vender e o público que quer atingir. Qual será então sua próxima preocupação? A escolha do ponto de venda é claro! O local define quantas pessoas se interessarão pelo seu produto e também quantas o comprarão. Portanto, mais do que saber se o ponto é espaçoso bonito, você precisa saber como é a circulação de pessoas naquela rua ou naquele corredor, caso a loja esteja em um shopping. Isso é tráfego, isto é, o movimento de pessoas que passam pela sua loja a todo momento.
No marketing digital, a definição é a mesma. A diferença acontece pelo fato de não estarmos falando sobre espaço físico, mas sobre o virtual. Já a movimentação se refere aos usuários que navegam pela página, seja em um site, blog ou um perfil nas redes sociais. Um bom trabalho atrai Leads (clientes potenciais) e permite ainda estreitar o relacionamento com eles, diferenciando um negócio do outro, fazendo com que valha mais que o concorrente. Ele é tão importante que é o ponto de partida de todas as estratégias de marketing e também o primeiro pilar.
Você pode ter o melhor negócio do mundo em mãos, mas se não tiver tráfego, fracassará. Você pode ter um negócio meia-boca, mas se ele tiver tráfego, terá algum sucesso. Com certeza você já viu alguma loja caindo aos pedaços, com péssimo atendimento ignorando todas as premissas de retenção de clientes, mas mesmo assim, funcionando por anos, certo? Ela se mantém aberta simplesmente porque têm o mais importante: as pessoas passam por lá.
Testar o tráfico é muito simples. Experimente colocar no ar uma loja virtual com os melhores produtos e a melhor tecnologia, mas sem qualquer esforço de tráfego. Nem preciso pensar muito para falar o resultado: ela não venderá. ficará perdida em meio a tantas outras lojas virtuais que existem na internet. Mas experimente fazer um post dos produtos que estão na loja virtual e usar o mesmo valor que aplicou em tecnologia para propagar o alcance desse post dentro da rede. Em poucas horas, você terá mensagens de pessoas interessadas em comprar seus produtos, isso acontece porque você aumentou o tráfego da página. Obviamente o resultado dependerá dos esforços também nas outras estratégias que estimulam a venda, entretanto o tráfego é importantíssimo nessa equação por isso a primeira etapa que deve dominar é a geração de tráfego de um negócio.
Canais de tráfego
Existem diversos canais em que você pode concentrar seus esforços para aumentar o tráfego, como investir em marketing viral ou apostar em caminhos offline, como um bom trabalho de relações públicas, palestras e feiras de negócios. Outro canal para aumentar o tráfego são as vendas outbound, ou prospecção ativa, na qual o vendedor prospecta cliente por telefone ou em visitas presenciais. Pode até parecer antiquado nos dias atuais mas ligar para centenas de clientes para fazer vendas ou bater de porta em porta ainda dá resultado.Esse canal é vantajoso porque seu custo de aquisição de cliente (CAC) é baixo. Um exemplo desse tipo de estratégia foi adotado pela rede de escolas de inglês Wise Up, ela nasceu em 1995, em uma sala alugada no Rio de Janeiro, e cresceu durante quase 20 anos por meio de vendas ativas até ser vendida, em 2013, por quase um bilhão de reais.
Apesar dos resultados satisfatórios as vendas outbound demoram para dar resultado. E tempo custa dinheiro, principalmente na era digital, em que a internet tem potencial gigantesco para fazer as vendas acontecerem. Portanto, o melhor é investir em estratégias digitais para aumentar o tráfego e conseguir vender mais. Entre as várias estratégias possíveis, cinco são usadas com mais frequência: SEM; SEO; Social e Display Ads; blogs nichados e influenciadores; e programa de afiliados. Explicarei cada uma delas em posts futuros, entretanto vale ressaltar que ferramentas estratégias mudam a todo momento, ano que vem em alguns meses pode surgir algo novo e objetivo é estar atento a essas novidades.
Por isso, o profissional de marketing deve sempre ficar de olho nas movimentações do mercado e pesquisar muito sobre o assunto.
Referência: Lippert, Denner. Cientista do marketing digital: como vender para mais pessoas mais vezes e pelo maior valor. 1 ed. São Paulo: Editora Gente, 2021 192 p.